Psiquiatra Especialista em Transtornos Bipolares

Com fellow no Hospital Clínic- Espanha

Transtorno Bipolar – Entenda

De uma forma breve, Transtorno Bipolar, também conhecido como bipolaridade, é uma entidade psiquiátrica ligada à instabilidade do humor a qual tem a indicação de tratamento medicamentoso, de base, e psicoterápico, paralelamente.

Tratamento para Transtorno Bipolar

medicação para Transtorno Bipolar são de uso crônico, ou seja não devem ser interrompidos. Para o melhor resultado, os portadores e suas famílias necessitam muita disciplina, de controles de exames laboratoriais de rotina para a segurança do tratamento, além da avaliação clínica do especialista.
Hábitos de vida saudável, todos, fazem muita diferença.

Quando nos referimos ao humor, podemos considerar mais de um ponto. Podemos nos referir à instabilidade da energia, onde a pessoa acometida passa dias mais disposta que sua média, alternando por dias de baixa energia(até de cama). A instabilidade do humor, também pode aparecer com alternâncias das emoções, como arrogância, irritabilidade extrema, agressividade e, noutros períodos por amabilidade.

SINTOMAS DO TRANSTORNO BIPOLAR

O HUMOR

pode se apresentar extremamente irritável, expansivo ou deprimido.A agressividade verbal e física podem estar presente. A anergia com dificuldade de sair da cama ou baixa energia para atividades usuais, também.

IMPULSIVIDADE

com alterações emocionais súbitas e imprevisíveis, como pensamento rápido, fala excessiva e rápida, discurso desconexo e, também, muita ansiedade. A impulsividade pode causar endividamento, por gastos excessivos, doação de objetos pessoais de valor e, também, de terceiros.

O HUMOR EUFÓRICO

pode fazer a pessoa sentir ter muitos poderes, acima de todos ao seu redor. É uma grandiosidade tão excessiva que sua auto-estima fica inflada. Esse pólo é o contrário do humor deprimido, onde tudo ao contrário ocorre. Nesse período de euforia, a pessoa apresenta energia excessiva, faz muitas coisas ao mesmo tempo.

ALTERAÇÃO DO SONO

que pode ser para excessivo, na depressão ou insônia, na euforia e, também, na depressão.

ALTERAÇÃO DA LIBIDO

se apresentando muito aumentada no período de euforia ou sumir, no período da depressão.

INCAPACIDADE DE RECONHECER A DOENÇA

principalmente no período de euforia, pois  a aceleração, o aumento da energia traz bem-estar para o portador. Fica muito difícil pra ele entender que está doente. Já o período de depressão traz muitos sofrimentos, fica mais fácil reconhecer a doença, mas o preconceito vai na contramão.

DEPENDÊNCIA QUIMICA

Facilmente há envolvimento e dependência com substâncias psicoativas.

Você tem algum desses sintomas ou conhece alguém que apresenta?

Então, eu posso lhe auxiliar.

*Agendamentos de consulta OnLine com especialista.

Ao navegar neste site, você concorda com nossa política de privacidade.
Concordo
Abrir bate-papo
Olá,
Posso ajudar?